Série: Aprendendo com o livro de Êxodo. Cap. 6 e 7

             Todos nós, que aceitamos a vida Cristã, temos o compromisso e responsabilidade de testemunhar de Deus, viver a Sua Palavra e compartilhar ela a todos.  Temos um chamado que veio de Deus para nossas vidas: Evangelizar, falar do Seu amor. Antes mesmo da segunda aliança (Novo Testamento), Deus já convocava os seus escolhidos para dizer as 'boas-novas' e, principalmente, alertar o povo.  Continuando a aprender com o livro de Êxodo e a história de Moisés, podemos vê que Deus o chama para, além de libertar o Povo de Israel das mãos de Faraó, testemunhar o poder e a autoridade de Deus.  "Estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos. Estes são os que falaram a Faraó, rei do Egito, para que tirasse do Egito os filhos de Israel; estes são Moisés e Arão." (Êxodo 6:26-27).  Deus queria livrar o Povo e escolheu a Moisés para falar com Faraó, “... Falou o Senhor a Moisés, dizendo: Eu sou o Senhor; fala a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo. Então disse Moisés perante o Senhor: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, Faraó me ouvirá?" (Êxodo 6:29-30).  E, assim como Deus chamou a Moisés, assim também chamou a nós, temos uma responsabilidade diante de Deus de pregar e falar do Seu amor e da Sua soberania para o mundo, um mundo endurecido, com pessoas rancorosas, egocêntricas, pessoas com problemas, tristezas, amarguras, vivenciando lutos em sua vida, esse é o mundo em que nós, Povo escolhido de Deus, estamos vivendo. Ficamos pensando... "Como me ouvirão?", corações endurecidos nunca ouvem, "Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha falado. Então disse o Senhor a Moisés: O coração de Faraó está endurecido, recusa deixar ir o povo." (Êxodo 7:13-14).  É nesses momentos difíceis, em meio a corações endurecidos, que Deus começa a agir... "Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos. Então os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles." (Êxodo 7:4-5), ao lermos estes capítulos pensamos até que Deus é mal e não se importa com as pessoas, entretanto, Deus é sábio e age da melhor forma... a forma de Deus e Senhor soberano. Um Deus que governa sobre todos e sabe o que está fazendo. 
            Não se sinta confuso ou enfraquecido quando estiver na mesma posição de Moisés, sinta-se forte em Deus pois Ele é Senhor e sabe o que faz. Quando for falar do Seu amor e Sua Palavra para um coração duro igual ao de Faraó, lembre-se que é nesse coração que Deus está agindo e operando o seu Poder. Deus quer que o mundo saiba que Ele é o Senhor e que Ele tem um povo escolhido nesse mundo. Nós somos esse povo.

Comentários

Postagens mais visitadas