Pular para o conteúdo principal

Série: Aprendendo com o Livro de Êxodo. Cap 17

   Como se não tivessem visto o livramento do Senhor, Israel murmurou novamente, o novo motivo? Sede. Agora eles queriam água e estavam impacientes e impertinentes, o que fazer com um povo impaciente e ranzinza no deserto? Moisés que o diga.  “Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?” (Êxodo 17:1-2).
    Israel era, sem dúvida, uma nação solícita e murmuradora, mais uma vez duvidaram do Senhor, mais uma vez duvidaram do prover do Seu Deus. E Deus os amava. Nem Moisés conseguia compreender tanta desconfiança no povo,... Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? O Senhor já tinha provido o maná para saciar a fome, agora eles estavam sedentos e desidratados em meio ao deserto, a água era indispensável. E, o que fazer com uma nação duvidosa e sedenta no deserto? Moisés novamente teria que se dirigir ao Senhor, Ele sempre tem uma solução. Solução para o coração aflito, filhos abandonados, pai de família desempregado, criança com câncer, mãe vivenciando luto... Ele sempre tem uma solução. “E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará”. (Êxodo 17:4), O que farei? Ás vezes nos encontramos igual a Moisés, desorientados, confusos. Deus, o que farei com aquela divida? O que farei com o meu filho rebelde? O que farei com essa doença? Não faça igual ao povo, não se desespere, Deus tem a solução... Todas elas. “Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel”. (Êxodo 17:5-6), o que podemos aprender com essa Palavra do Senhor à Moisés? Deus esta adiante de nós, Ele está conosco, ao nosso lado e à nossa frente, imagine Deus dizendo: Eu estarei ali... Que benção. Deus diz: Eu estarei ali em todo o tempo, mesmo quando não precisar, e não somente: Estarei ali quando precisar. Falta de água e um monte de pessoas reclamando era a atual dificuldade de Moisés, quando estiver indo enfrentar a dificuldade, ou o problema que tanto lhe atormenta, lembre-se das Palavras de Deus à Moisés, pois é a mesma para você também, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá, disse o Senhor. Disse o Salvador. Disse o Provedor. Mais uma vez lá estava Deus diante do Seu povo, o que se passa no capítulo 14,15 e 16 de Êxodo se repete novamente no capítulo 17, provisão e socorro. Seja em frente ao mar fugindo dos soldados de Faraó, ou quando tiver fome e sede. Não importa, Ele sempre está lá, o socorro chega rápido para a nação de Israel, creia, pois chegará rápido para você também.
    Você provará da água da rocha, você provará a quitação das dividas, provará a cura da enfermidade, provará o refrigério do aflito coração, provará um novo e abençoado emprego, somente faça o que Deus lhe mandar: Ferirás a rocha, e dela sairão águas e você beberá. O desfecho desse novo milagre? Chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?” (Êxodo 17:7), não contende contra o Senhor, não duvide do Seu prover, não O desafie. Aprenda a não tomar atitudes iguais aos dos filhos de Israel, mesmo que seja difícil esforça-se em acreditar, dirija-se ao Senhor, Ele tem a solução, faça como Moisés, Deus lhe atenderá quantas vezes for preciso. Ele sempre está adiante. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas Maiores verás

Existem dias que não sei como começar uma mensagem, me falta inspiração, e até mesmo palavras, mas o meu desejo é compartilhar aqui as experiências espirituais que tenho tido a cada dia, aqui elas ficam arquivadas, então, nessa mensagem quero ser bem direta, por isso comecei de uma forma realista e espontânea. Sempre quando medito em alguma passagem da bíblia aprendo algo novo, dessa vez aprendi algo com o encontro de Jesus com os seus discípulos em João 1: 47-51, onde João relata sobre os primeiros discípulos de Cristo, ou seja, seus primeiros seguidores. 
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era j…

Letra: Descanso em Deus - Diante do Trono.

Nesta manhã de segunda-feira, onde mais uma semana se inicia, posto a letra desta canção para que possamos louvar e meditar o que é descansar em Deus. 
Descanso Em Deus
Diante do Trono (Esperança)
Desde a antiguidade não se viu
Nem jamais se ouviu
De um Deus semelhante a ti
Que trabalha por quem espera e confia em ti

Em me arrepender e sossegar
Em me tranquilizar está minha salvação
Minha força está em esperar, confiar em ti

Enquanto eu descanso em Deus
Ele me dá tudo o que eu preciso
É descansar, confiar, entregar, todo o meu cuidado a Deus
Descansar, repousar, colocar minha esperança em Deus

Inútil vos será bem cedo levantar
Penosamente trabalhar
Aos seus amados dá enquanto dormem
Aos seus amados ele dá




Deus te chama...

Deus te chama para viver um evangelho autêntico.
Deus te chama para ser um cristão genuíno.
Deus te chama para pregar a palavra de Salvação.
Deus te chama para viver o amor na sua intensidade.
Deus te chama para ser instrumento.
Deus te chama para andar na Verdade.
Deus te chama para ser a luz em meio as trevas.
Deus te chama para ser sal e se conservar.  
Deus te chama para uma boa obra.
Deus te chama para andar com Ele. Deus te chama para um relacionamento Sério.
Deus te chama para a Santidade.
Deus te chama para ser remido.
Deus te chama para nascer de novo.
Deus te chama para a justificação.
Deus te chama para ir além.
Deus te chama para ser alguém.
Deus te chama para ser seguidor.
Deus te chama...
Ele te chama para o céu.
Ele te convida.
Você aceita o chamado?       
Ass: Deus & Lairrana.