Série: Aprendendo com o Livro de Êxodo. Cap 17

   Como se não tivessem visto o livramento do Senhor, Israel murmurou novamente, o novo motivo? Sede. Agora eles queriam água e estavam impacientes e impertinentes, o que fazer com um povo impaciente e ranzinza no deserto? Moisés que o diga.  “Depois toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do Senhor, e acampou em Refidim; não havia ali água para o povo beber. Então contendeu o povo com Moisés, e disse: Dá-nos água para beber. E Moisés lhes disse: Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor?” (Êxodo 17:1-2).
    Israel era, sem dúvida, uma nação solícita e murmuradora, mais uma vez duvidaram do Senhor, mais uma vez duvidaram do prover do Seu Deus. E Deus os amava. Nem Moisés conseguia compreender tanta desconfiança no povo,... Por que contendeis comigo? Por que tentais ao Senhor? O Senhor já tinha provido o maná para saciar a fome, agora eles estavam sedentos e desidratados em meio ao deserto, a água era indispensável. E, o que fazer com uma nação duvidosa e sedenta no deserto? Moisés novamente teria que se dirigir ao Senhor, Ele sempre tem uma solução. Solução para o coração aflito, filhos abandonados, pai de família desempregado, criança com câncer, mãe vivenciando luto... Ele sempre tem uma solução. “E clamou Moisés ao Senhor, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará”. (Êxodo 17:4), O que farei? Ás vezes nos encontramos igual a Moisés, desorientados, confusos. Deus, o que farei com aquela divida? O que farei com o meu filho rebelde? O que farei com essa doença? Não faça igual ao povo, não se desespere, Deus tem a solução... Todas elas. “Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai. Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel”. (Êxodo 17:5-6), o que podemos aprender com essa Palavra do Senhor à Moisés? Deus esta adiante de nós, Ele está conosco, ao nosso lado e à nossa frente, imagine Deus dizendo: Eu estarei ali... Que benção. Deus diz: Eu estarei ali em todo o tempo, mesmo quando não precisar, e não somente: Estarei ali quando precisar. Falta de água e um monte de pessoas reclamando era a atual dificuldade de Moisés, quando estiver indo enfrentar a dificuldade, ou o problema que tanto lhe atormenta, lembre-se das Palavras de Deus à Moisés, pois é a mesma para você também, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá, disse o Senhor. Disse o Salvador. Disse o Provedor. Mais uma vez lá estava Deus diante do Seu povo, o que se passa no capítulo 14,15 e 16 de Êxodo se repete novamente no capítulo 17, provisão e socorro. Seja em frente ao mar fugindo dos soldados de Faraó, ou quando tiver fome e sede. Não importa, Ele sempre está lá, o socorro chega rápido para a nação de Israel, creia, pois chegará rápido para você também.
    Você provará da água da rocha, você provará a quitação das dividas, provará a cura da enfermidade, provará o refrigério do aflito coração, provará um novo e abençoado emprego, somente faça o que Deus lhe mandar: Ferirás a rocha, e dela sairão águas e você beberá. O desfecho desse novo milagre? Chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao Senhor, dizendo: Está o Senhor no meio de nós, ou não?” (Êxodo 17:7), não contende contra o Senhor, não duvide do Seu prover, não O desafie. Aprenda a não tomar atitudes iguais aos dos filhos de Israel, mesmo que seja difícil esforça-se em acreditar, dirija-se ao Senhor, Ele tem a solução, faça como Moisés, Deus lhe atenderá quantas vezes for preciso. Ele sempre está adiante. 

Comentários

Postagens mais visitadas