1 Coríntios 2 - Tentando compreender Deus

  Sempre me pego tentando compreender os feitos de Deus, e sempre não tenho bom êxito ao fazer isso, afinal, como diz Paulo: "Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? [...] (1 Coríntios 2:16), quem sou eu para conseguir compreender Deus? Talvez eu nem chegue perto da verdadeira compreensão. 
   Não se pode prever as obras de Deus, não tem como adivinhar seus próximos passos e suas etapas, não há um sequer que pode dizer, convicto: "Eu sei o que Deus fará em seguida", pois não sabemos. Podemos até achar e pensar que sabemos, mas não. Infelizmente ou felizmente? Bem, infelizmente, pois queria conhecer mais a Deus, e felizmente pois Ele tem segredos e promessas ocultas para mim, observe ainda as palavras de Paulo: "Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; (1 Coríntios 2:7).  "Mas, como está escrito:As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam." (1 Coríntios 2:9), Devo me maravilhar pois, por não conseguir compreender Deus, tenho promessas escondidas em suas mãos, somente preciso está confiante que um dia Ele a liberará sobre mim.  O que nos faz ter essa confiança? O Espírito Santo, Paulo ainda continua: "Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus." (1 Coríntios 2:10), através do Espírito que habita em mim posso crer e aguardar o cumprimento das obras de Deus em minha vida, não sei o que Ele fará em seguida, somente tenho que ser levado pelo vento do Espírito, e buscar ter a mente de Cristo, "Mas nós temos a mente de Cristo." (1 Coríntios 2:16), precisamos adquirir os pensamentos do Senhor, mas saiba que nem Cristo enquanto esteve nessa terra pôde compreender Deus por completo e adivinhar os seus planos. Jesus se deixou ser levado pelo Espírito Santo em todas as coisas e em toda sua jornada.  Veja o que o escritor de Hebreus declarou em relação a uma jornada proposta, ele disse: "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta," há uma carreira, existe uma jornada que temos que percorrer, não podemos compreendê-la, por mais que tentamos, não conseguimos prever os próximos capítulos da jornada, não podemos adivinhar os próximos obstáculos e relacionamentos durante a corrida, num momento Deus pode revelar a nós o que está por vir, no outro não. Num momento Deus pode nos usar para algo, no outro Deus usa alguém para nós. Num momento falamos e declaramos, no outro nos silenciamos. E assim o Espírito conduz a obra de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas