Pular para o conteúdo principal

Um encontro com o Oleiro

    Para meditação: "Se o barro não se entregar totalmente, o oleiro nada pode fazer" ( A W Tozer).

      Gosto muito da passagem que está em Jeremias 18, que fala sobre o Oleiro que é simbolicamente descrito como Deus. E o barro, que somos nós:

"E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
(Jeremias 18:3-6).

    Penso que, como o barro pronto para se tornar vaso, assim somos nós nas mãos de Deus, o oleiro. O barro não permanece nas mãos do oleiro por acaso, ele não é amassado e moldado em vão, a finalidade do oleiro é transformar o barro em um belo vaso, mas... antes de belo, o vaso precisa ser útil. Como uma ferramenta com mais de uma utilidade. O oleiro está a modelar o vaso para...
Decorar. 
Mas antes de decorar, é importante ser útil para guardar ou por algo. Veja um vaso na sua casa, provavelmente deve ter uma planta dentro dele. Talvez esteja vazio, mas ele tem um bocal para algo preenche-lo. 
Acho que conosco é o mesmo. O oleiro nos molda, vamos a igreja como se estivéssemos a decorando com nossa presença, mas além de estarmos lá, precisamos ser útil para algo, caso não estamos sendo utilizados por Deus, é porque estamos vazios. 
O oleiro está a modelar o vaso para...
Exibi-lo.
Sim, porque não exibiria uma bela obra de suas mãos. Mas, antes de exibi-lo na prateleira, o oleiro precisa saber se o vale a pena, ele precisa saber se o vaso é agradável e atraente, precisa analisar e vê se ele está em perfeitas condições, sem rachaduras, sem defeitos. E, novamente assim somos nós. O oleiro que é Deus quer nos destacar, mas antes precisamos ser visto por Ele como vaso de honra, e não de desonra. Precisamos estar agradando a Deus, em santidade, e curados sem feridas. Como uma pessoa reagiria ao entrar numa loja e se deparar somente com vasos quebrados e trincados? Não valeria a pena comprar. Assim somos nós dentro da Igreja. 
O oleiro está a modelar o vaso para... 
Ser prestativo.
Se esse vaso puder ser utilizado para várias coisas, este vaso é um vaso de valor. Ajuda e muito. Até água posso carregar neste vaso. Posso colocar as coisas que quero que fiquem bem guardadas e que só eu tenha acesso. Não pode esta furado. Posso por o vaso lá fora, como dentro de casa. Ele pode estar onde eu quiser que esteja, pois ele é um vaso que posso mover. E não seria conosco desta forma? Deus quer que sejamos prestativos. Ele quer que estejamos onde Ele quer. Precisamos ajudar ao próximo e estar disposto na obra de Deus. Temos a palavra de Deus bem guardada em nós, e coisas que somente Ele tem acesso, somos como um jardim fechado de Deus.
O oleiro está a modelar o vaso para...
Ser impecável. 
Como dito antes, sem rachaduras, sem amassados, sem esta descascado. Sem defeitos. O oleiro não faz um vaso de qualquer maneira, ele o modela até que esteja adequado e com um ótimo design. Seus diâmetros precisam estar alinhados. O vaso precisa estar bem erguido. Precisamos estar como este vaso, em santidade, sem iniquidades. Esta do jeito que o oleiro quer, alinhados na Palavra e no caminho reto, não podemos desanimar e ficar cabisbaixo, o oleiro que é Deus nos fez para ficarmos bem erguidos, e de pé. 
      Sempre penso, quão bom deve ser um vaso de honra. Aquele vaso que o oleiro tem prazer em colocar na primeira fileira da prateleira para que todos vejam "minha melhor obra" Ele diz, com orgulho. "Este demorou, mas no final, melhor não poderia ficar". Aquele vaso especial, que o oleiro depositou tempo o bastante para modelar e modelar, para ergue-lo do barro. Quão feliz é este barro, querido pelo criador. "Este não vendo, é especial para mim", diz o oleiro. "Ele não é qualquer vaso de barro, ele é útil para mim, olho para ele e vejo um molde, um exemplo para os outros que ainda farei. Quando vejo que ele precisa de reparos eu o tiro da estante e me dedico a ele novamente. Refaço se preciso for. Arrumo as fissuras. Reparo os trincos. Tiro a poeira e teias de aranha. E no final, ele fica belo novamente e o coloco sempre visível na primeira fileira. Junto com os outros. Há outros vasos feito com o mesmo material que o dele, mas este é diferente... É como se ele tivesse se adequado a mim e eu a ele. Não foi tão difícil moldá-lo, ele se entregou em minhas mãos. Parecia até que o ouvia sussurrar 'Eis-me aqui, faça em mim o que o senhor quiser'.  Este vaso merece ser cuidado por mim, dia após dia".
(Lairrana P.Teles, 16/11/15).



O que Você foi Criado Para Fazer
de Max Lucado

    Muitas pessoas param antes de chegar ao seu destino. Elas se contentam com a história dos outros. Vovô foi um açougueiro, papai foi açougueiro, acho que vou ser açougueiro também. Todo mundo que conheço é fazendeiro, então acho que devo trabalhar a terra. Consequentemente elas correm o risco de levar vidas sem ânimo, sem alegria e sem fruto. Nunca cantam a canção que Deus escreveu para as suas vozes. Nunca cruzam a linha de chegada com braços estendidos ao céu para declarar “Eu fui feito para fazer isso!” Elas se encaixam, se acomodam, e se conformam. Mas nunca acham o seu chamado.

    Não cometa o mesmo erro. Efésios 2:10 diz “Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” Sua existência não é nenhum acidente. Seus dons não são por acaso. Deus moldou cada pessoa individualmente!

Comentários

  1. Nossa!
    É incrível como nós nos deparamos com a prova do amor do SENHOR para conosco. Estava com uma certa dúvida e cheguei a uma resposta,mas após ler esta mensagem é como se fosse( tenho certeza que é) realmente a resposta de Deus para a dúvida que tinha. Este texto foi bastante esclarecedor e veio na hora certa. Muito obrigado por se deixar ser usada por Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Que bênção e que surpresa pra mim tmb Nicolas! Ninguem entra aqui e le as mensagens... Foi Deus tmb q usou vc pra alegrar o meu dia. Vc é um dos primeiros q fala isso para mim aqui no blog! Bom saber q foi bênção para vc. Obrigada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Coisas Maiores verás

Existem dias que não sei como começar uma mensagem, me falta inspiração, e até mesmo palavras, mas o meu desejo é compartilhar aqui as experiências espirituais que tenho tido a cada dia, aqui elas ficam arquivadas, então, nessa mensagem quero ser bem direta, por isso comecei de uma forma realista e espontânea. Sempre quando medito em alguma passagem da bíblia aprendo algo novo, dessa vez aprendi algo com o encontro de Jesus com os seus discípulos em João 1: 47-51, onde João relata sobre os primeiros discípulos de Cristo, ou seja, seus primeiros seguidores. 
No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era j…

Letra: Descanso em Deus - Diante do Trono.

Nesta manhã de segunda-feira, onde mais uma semana se inicia, posto a letra desta canção para que possamos louvar e meditar o que é descansar em Deus. 
Descanso Em Deus
Diante do Trono (Esperança)
Desde a antiguidade não se viu
Nem jamais se ouviu
De um Deus semelhante a ti
Que trabalha por quem espera e confia em ti

Em me arrepender e sossegar
Em me tranquilizar está minha salvação
Minha força está em esperar, confiar em ti

Enquanto eu descanso em Deus
Ele me dá tudo o que eu preciso
É descansar, confiar, entregar, todo o meu cuidado a Deus
Descansar, repousar, colocar minha esperança em Deus

Inútil vos será bem cedo levantar
Penosamente trabalhar
Aos seus amados dá enquanto dormem
Aos seus amados ele dá




Deus te chama...

Deus te chama para viver um evangelho autêntico.
Deus te chama para ser um cristão genuíno.
Deus te chama para pregar a palavra de Salvação.
Deus te chama para viver o amor na sua intensidade.
Deus te chama para ser instrumento.
Deus te chama para andar na Verdade.
Deus te chama para ser a luz em meio as trevas.
Deus te chama para ser sal e se conservar.  
Deus te chama para uma boa obra.
Deus te chama para andar com Ele. Deus te chama para um relacionamento Sério.
Deus te chama para a Santidade.
Deus te chama para ser remido.
Deus te chama para nascer de novo.
Deus te chama para a justificação.
Deus te chama para ir além.
Deus te chama para ser alguém.
Deus te chama para ser seguidor.
Deus te chama...
Ele te chama para o céu.
Ele te convida.
Você aceita o chamado?       
Ass: Deus & Lairrana.