O Salvador esta perto

"Nós temos visto e testificamos que o Pai enviou a seu Filho como Salvador do mundo."
(1 João 4:14).

   
   Queremos acreditar que existe um Salvador. No decorrer dos séculos, a humanidade "criou" muitos salvadores para o mundo. Adotamos o que o homem nos concedeu como "salvadores da humanidade", aceitamos a Filosofia grega ao longo dos nossos anos letivos. Ouvimos falar de Pilatos e Sócrates, conhecemos figuras famosas por suas ideologias, muitas vezes nós os reputamos como salvadores de nossos ideais.  
   Tudo isso porque, afinal, nós precisamos de salvadores. Na história a humanidade sempre ansiou por um salvador que lhe mostrasse a luz e de fato livrasse o mundo da perdição. Conhecemos a Primeira guerra e a Segunda grande guerra que marcou a história, tal como a disputa de poderes humanos, o mundo queria um país-herói mas ganhou mais uma guerra de brinde - a guerra que disputou poderes e status entre os países vencedores.  Por um momento sempre pareceu que a humanidade gostava de ganhar uma guerra e ter outra como prêmio.  Somos marcados por tragédias naturais e enfermidades que atacam nosso corpo nocivo. Criamos então o herói da vacina e da alta medicina. Depositamos nossa confiança no homem e suas criações.  Confiamos nas ideologias, filosofias e na ciência. Esperamos pela cura do câncer e da Aids, aguardamos ansiosamente o fim da miséria e da fome, e por um governo mais honesto, mas nem mesmo conseguimos deter o surgimento de um Estado que está destemido a matar pessoas. E você sabe bem que não existem Capitães-Américas por aí. Esses somos nós, um mundo ansiando por um salvador. Por um resgatador. Engraçado dizer que esse salvador tão esperado e procurado nunca esteve tão próximo da humanidade como agora, engraçado dizer que o resgatador foi pendurado numa cruz e o deixaram envolto de barro e lousa.  Criaram um Cristo que tem olhos mas não vê, tem boca mas não fala, tem ouvidos mas não ouve. Criaram um profeta de ideias religiosas só para nos confortar, mas esqueceram que Ele próprio é o Salvador, e nós um dia até o vimos mas O descartamos. Parece que o homem acha "simples demais para ser verdade", um Salvador que surgiu num lugar do Oriente, vindo de uma família humilde, nascido em um estábulo? "Deve ser brincadeira", pensamos.  Nos encontramos iludidos no decorrer da história. Então criamos heróis para nos apoiarmos... 
Os médicos resolvem.
A ciência resolve.
A guerra resolve.
O poder resolve.
O dinheiro resolve. 
Nós resolvemos. 
Com isso esnobamos o Salvador enviado. O que veio com esse único propósito: resgatar. 
O salvador que procuramos enxerga, ouve e fala. 
Eu curo a doença.
Eu sou a ciência.
Eu sou a Paz.
Eu sou o Poder.
Eu sou o dono do ouro e da prata.
Eu sou o Cristo, o Filho de Deus. Aquele que penduraram num madeiro. Aquele que deixaram preso num templo banhado de ouro. 
     Ele não é só o meu, ou o seu salvador. Ele veio para todos. Para o mundo. Ele é de todos e por todos. Precisamos confiar nesse Salvador, acreditar que seus olhos veem e seus ouvidos ouvem, aceitar o toque das simples mãos de um simples carpinteiro que escolheu uma subida íngreme chamada Calvário, e umas mortais chicotadas, para nos tornar livres e com uma segunda chance. 

Comentários

Postagens mais visitadas