Ananias: Um discípulo transformado e um agente de transformação.


E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.(Atos 9:10)

  Quem foi o Apóstolo Paulo? Acho que você saberia me responder isto imediatamente, logo pensaria nos seus grandes feitos, nas obras que ele exerceu e nos milagres que operou, afinal, Paulo era semelhante a Jesus, em toda boa obra. Com certeza, você logo saberia responder, e muito bem, quem era Paulo antes da transformação, e depois da transformação. Você consegue listar as melhores características do apóstolo, como também seus melhores ensinamentos e as mais lidas passagens bíblicas. 

Mas, se eu lhe perguntasse: Quem é Ananias?, acho que você faria uma breve pausa e uma prolongada reflexão, provável que antes você vasculhe a sua mente no esforço de se lembrar desse nome, precisaria se situar na bíblia e então, pensar bem antes de responder. Quem foi Ananias? Você diria então que ele foi um discípulo usado por Deus para curar a cegueira de Paulo e lhe abençoar. 
Apenas isso.

Ananias e Paulo. Os dois homens se encontraram. Um já conhecia a Jesus e tinha uma longa caminhada com Deus, o outro, estava apenas começando. Paulo ainda tinha um caminho pela frente.  Aquilo que, provavelmente, Ananias já estava cansado de saber, Paulo ainda estava por aprender. 

Mas, note que no relato de Atos 9, o nome de Ananias aparece somente umas 4 vezes, enquanto que o nome de Paulo perpetua por todo o resto do novo testamento, e até os dias de hoje se ensina as cartas paulinas em escolas. Mas não se ensina sobre o feito e a obediência do discípulo Ananias. 

Seria Paulo muito mais importante e relevante para a obra de Deus do que Ananias? Não, com certeza. Caso contrário, Deus não havia imputado tamanha responsabilidade para Ananias. Deus sabia que ele era primordial no processo de transformação do apóstolo Paulo.  Ananias era tão importante quanto Paulo.  Podemos afirmar que Ananias era um discípulo transformado e um agente de transformação na vida de Paulo. 

Mais a frente, listei alguns pontos importantes relacionado a vida desse discípulo Ananias, que contrasta com a vida do apóstolo reconhecido. Por gentileza, deixe sua bíblia aberta em Atos 9 para você checar os versículos apontados: 

  • Pontos positivos em Ananias que o servo de Deus deve ter: 

  1. Ananias vivia no anonimato e apareceu em apenas uns 5 versículos.
  2. Era discípulo de Jesus (seguidor) - Atos 9: 10.
  3. Era obediente: "Eis-me aqui, Senhor" - Atos 9: 10 e 17.
  4. Se compadecia dos justos - verso 13.
  5. Tinha intimidade com Deus.
Mas como eu posso dizer que Ananias tinha intimidade com o Pai? Porque só aquele que tem intimidade e um relacionamento de comunhão com o Senhor poderia ouvir a Sua audível voz. Ananias ouviu a voz de Deus de imediato, bastou uma vez o Senhor o chamar. Além de ouvir, ele enxergava o que mais ninguém poderia enxergar. Ananias tinha visão do mundo sobrenatural, sem dúvidas. E além disso, ele era um servo obediente. Ele hesitou por um momento para questionar sobre o caráter de Paulo, mas isso não quer dizer que ele foi desobediente, afinal de contas, ele ouviu, obedeceu e cumpriu a função. Até porque também, isso prova que Ananias era um discípulo preocupado com a obra de Deus e se compadecia dos servos do Senhor, ele se importava com a dura perseguição que os seguidores de Jesus estavam passando. 

Bem, vimos que Ananias foi crucial no processo de transformação do apóstolo Paulo.  
"E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo." (Atos 9:17).  Deus usou o discípulo para dar vista a Paulo e para o encher com o Espírito Santo, Ananias estendeu as mãos sobre o apóstolo e ele foi cheio do Espírito.  E foi a partir daí que se iniciou o ministério de Paulo. 

O que podemos aprender com Ananias?

Viver no anonimato não quer dizer ser totalmente inutil e "um ninguém", não para Deus. As pessoas preferem ser como o apóstolo Paulo, querem ser famosas, conhecidas, bem vistas nas sociedade, e até com alto status. Mas isso não significa que a fama faz você um servo obediente, intimo e querido por Deus, Ananias apareceu pouquíssimo em Atos 9, mas seu surgimento foi impactante e muito importante na vida de alguém. Sabe por que Deus decorreu a Ananias? Porque Ele sabia que poderia contar com a ajuda dele. Reflita bem sobre isso. Particularmente, eu sempre admirei o apóstolo Paulo, e claro, gostaria de ser reconhecida assim como ele, fazer tantas coisas importantes e lindas como ele fez, ensinar magistralmente como ele ensinou, escrever várias cartas para várias igrejas, mas... Ultimamente tenho aprendido e muito com um simples discípulo chamado Ananias. 

Um verdadeiro discípulo está disponível. 

Por: Lairrana P. Teles Babo.
08/2017.

Comentários

Postagens mais visitadas